Aché
Mais vida para você

Quem somos

GRI 2-1 | 2-2

O Aché atua há 56 anos no desenvolvimento de soluções inovadoras, que resultam em produtos e serviços diferenciados disponibilizados ao mercado farmacêutico, com o propósito de levar mais vida às pessoas, onde quer que elas estejam.

Estamos posicionados entre as cinco maiores corporações farmacêuticas do Brasil, conforme a metodologia Pharmacy Purchase Price (PPP). Contamos com uma das maiores forças de vendas comercial e de demanda do país, o que proporciona uma ampla capilaridade para promover produtos, compartilhar conhecimento científico com profissionais da saúde e oferecer ao consumidor final um portfólio completo com qualidade e segurança comprovadas.

Ao todo, atendemos 152 classes terapêuticas e 21 especialidades médicas, a partir de nossas cinco plantas industriais localizadas em São Paulo (Capital), Guarulhos (SP), Londrina (PR), Anápolis (GO) e Cabo de Santo Agostinho (PE).

Em 2022, realizamos importantes parcerias com a assinatura de 11 novos contratos de licenciamento, que devem contribuir para o fortalecimento do pipeline do Aché com produtos de alto potencial.

Alguns produtos advindos de acordos de parceria chegaram ao mercado em 2022, entre os quais se destacam:

• Edistride (dapagliflozina): parceria que permitiu ao Aché ser a primeira empresa brasileira a entrar no mercado de antidiabéticos orais da classe SGLT-2.

• Volare (enoxaparina): parceria para lançamento de produto biológico de uso ambulatorial e hospitalar.

• Provance Mini (L. reuteri DSM 17938): parceria para extensão de linha de probióticos exclusivos.

Os produtos Aché têm alcançado novos mercados por meio de acordos de licenciamento, que possibilitam o atendimento a 17 países. As exportações da Companhia envolvem 32 produtos, com destaque para Acheflan (anti-inflamatório), Lotar (tratamento de hipertensão) e Trezete (tratamento de hipercolesterolemia).

Nossa História

GRI 2-1 | 2-2
1966
Fundação do Aché por Adalmiro Dellape Baptista, Antônio Gilberto Depieri e Victor Siaulys
1966
1973
Nova sede em Guarulhos
Incorporação da Prodoctor
1973
1982
Início da comercialização dos medicamentos da Parke-Davis
1982
1990
Aquisição de 42% da Schering-Plough
1990
2003
Entrada no mercado de fitomedicamentos, com o lançamento de Soyfemme, para sintomas de menopausa
2003
2005
• Entrada no mercado de genéricos, com a aquisição da empresa Biosintética
• Lançamento de Acheflan, anti-inflamatório, fruto de pesquisa radical, 100% desenvolvido no Brasil
2005
2007
• Entrada no mercado de dermocosméticos
• Ampliação da internacionalização, com presença em 11 países
2007
2009
• Lançamento do programa de relacionamento Cuidados Pela Vida
2009
2010
Aquisição de 50% da Melcon, unidade fabril especializada na produção de medicamentos hormonais
2010
2011
• Lançamento da linha própria de dermocosméticos PROFUSE
2011
2012
Participação na joint venture Bionovis, empresa de biotecnologia
2012
2015
• Evolução do propósito e posicionamento da marca, com o slogan: Aché. Mais Vida Para Você
• Conquista, pela 1ª vez, o Prêmio Valor Inovação
• Inauguração do Laboratório de Design e Síntese Molecular
2015
2016
Aché completa 50 anos
• Aquisição da Nortis Farmacêutica, em Londrina (PR) e do Laboratório Químico Farmacêutico Tiaraju
2016
2017
• Lançamento da Linha Achevita
• Inauguração do laboratório de Nanotecnologia (NILE)
• Parceria com o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e Phytobios
2017
2020
• Fortalecimento do papel social da Companhia, com a produção e doação de álcool em gel, doação de medicamentos, EPIs e cestas básicas
• Inauguração do InSPire Lab
2020
2022
• Lançamento da Unidade de Negócio Biosintética Prescrição
• Criação do Innovatech Lab
• Inauguração do Innovachem Lab
• Lançamento do Projeto Longevidade
• Evolução cultural: novo Jeito de Ser e Fazer Aché
Conquista pelo 8º ano consecutivo do Prêmio Valor Inovação
2022

1966

Fundação do Aché por Adalmiro Dellape Baptista, Antônio Gilberto Depieri e Victor Siaulys

1973

Nova sede em Guarulhos

Incorporação da Prodoctor

1982

Início da comercialização dos medicamentos da Parke-Davis

1990

Aquisição de 42% da Schering-Plough

2003

Entrada no mercado de fitomedicamentos, com o lançamento de Soyfemme, para sintomas de menopausa

2005

Entrada no mercado de genéricos, com a aquisição da empresa Biosintética

Lançamento de Acheflan, anti-inflamatório, fruto de pesquisa radical, 100% desenvolvido no Brasil

2007

Entrada no mercado de dermocosméticos

Ampliação da internacionalização, com presença em 11 países

2009

Lançamento do programa de relacionamento Cuidados Pela Vida

2010

Aquisição de 50% da Melcon, unidade fabril especializada na produção de medicamentos hormonais

2011

Lançamento da linha própria de dermocosméticos PROFUSE

2012

Participação na joint venture Bionovis, empresa de biotecnologia

2015

Evolução do propósito e posicionamento da marca, com o slogan: Aché. Mais Vida Para Você

Conquista, pela 1ª vez, o Prêmio Valor Inovação

Inauguração do Laboratório de Design e Síntese Molecular

2016

Aché completa 50 anos

Aquisição da Nortis Farmacêutica, em Londrina (PR) e do Laboratório QuímicoFarmacêutico Tiaraju

2017

Lançamento da Linha Achevita

Inauguração do laboratório de Nanotecnologia (NILE)

Parceria com o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e Phytobios

2020

Fortalecimento do papel social da Companhia, com a produção e doação de álcool em gel, doação de medicamentos, EPIs e cestas básicas

Inauguração do InSPire Lab

2022

Lançamento da Unidade de Negócio Biosintética Prescrição

Criação do Innovatech Lab

Inauguração do Innovachem Lab

Lançamento do Projeto Longevidade

Evolução cultural: novo Jeito de Ser e Fazer Aché

Conquista pelo 8º ano consecutivo do Prêmio Valor Inovação

Promovendo Saúde

GRI 2-1 | 3-3

Para promover o acesso à saúde e ao bem-estar das pessoas, a renovação de portfólio no Aché consiste em um processo ágil, que contribui, também, para o crescimento e perenidade da Companhia.

Com investimento de R$ 276 milhões, 80% a mais do que o ano anterior, o Aché lançou 43 produtos e disponibilizou ao mercado 373 marcas em 980 apresentações, nos segmentos de medicamentos sob prescrição; isentos de prescrição (MIP); genéricos sob prescrição e isentos de prescrição; dermocosméticos; nutricosméticos; cosméticos; suplementos alimentares e hormonais. Desde 2012, com o objetivo de atuar na promissora área de biotecnologia, participamos da joint venture Bionovis, empresa de biotecnologia formada pelo Aché e mais três laboratórios nacionais, voltada à produção de biofármacos.

Em nosso pipeline constam 266 projetos em diferentes estágios de desenvolvimento, com destaque para oito projetos baseados na biodiversidade brasileira, com o primeiro lançamento previsto para 2026.

Principais marcas

Como geramos valor

GRI 2-6

Financeiro

» Receita Líquida de R$ 4,9 bi

» R$ 1,41 bi de EBITDA

Manufaturado

» R$ 197 mi investidos em excelência operacional e na fase II da fábrica em Pernambuco

» R$ 28 mi investidos em qualidade

» 266 milhões de unidades produzidas e capacidade instalada de 626 milhões nas cinco Plantas

» 313 milhões de unidades distribuídas

Social e de Relacionamento

» Mais de 21 milhões de cadastros no programa de relacionamento Cuidados Pela Vida

» Mais de 6,6 milhões de contatos médicos e 1,6 milhões de contatos a PDVS

» R$ 8,6 mi investidos em projetos sociais

» R$ 2,6 bi em contratos com fornecedores

INTELECTUAL

» R$ 276 mi investidos em inovação

NATURAL

» Mais de R$ 31 mi investidos em gestão ambiental

» 2,17 mil toneladas de resíduos destinados para a reciclagem

» 223 milhões de cartuchos e 304 milhões de bulas provenientes de madeira de reflorestamento

» Programa de Logística Reversa para resíduos de medicamentos pós-consumo

» Replantio de 7.500 mudas de espécies nativas do bioma da Mata Atlântica na Mata do Zumbi

HUMANO

» Mais de R$ 982,7 mi de valor distribuído em benefícios e remuneração aos colaboradores

» R$ 23,5 mi investidos em treinamento

» Mais de 318 mil horas de treinamento

Cultura e compromissos

GRI 2-6

Somos Magenta

Nosso Jeito de Ser e Fazer, desenvolvido e impulsionado por meio de processos colaborativos, estabelece a cultura e os compromissos que devem fazer parte do dia a dia de toda a Geração Aché. Acreditamos que a evolução cultural é fundamental para alcançarmos objetivos cada vez mais ousados em um ambiente de negócios dinâmico, complexo e altamente competitivo.

Por isso, o Jeito de Ser e Fazer Aché traz de forma clara e objetiva atitudes que devem e não devem fazer parte da nossa forma de atuar. São compromissos assumidos por cada colaborador na busca por tornar possível o propósito que nos move: levar mais vida às pessoas.

Nosso Jeito de Ser

SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA

Trabalhamos pela promoção da saúde, da cura e do bem-estar. Cuidamos do social, da natureza e do nosso negócio para levar mais vida às pessoas.

INOVAMOS PARA ESTAR SEMPRE À FRENTE

Nosso olhar está na construção de um futuro que nos posicione na vanguarda do mercado farmacêutico. Trabalhamos todos os dias para descobrir o novo e oferecer soluções terapêuticas efetivas e seguras em favor da saúde e do bem-estar das pessoas.

CUIDAMOS DOS NOSSOS CLIENTES

Estabelecemos relações duradouras, pautadas pelo aprendizado e crescimento mútuos. Queremos impactar vidas com a nossa presença.

INSPIRAMOS PELO TALENTO E PELA DIVERSIDADE

A diversidade é uma força relevante que nos permite potencializar talentos e ampliar visões de mundo. Acreditamos na pluralidade para assegurar o sucesso empresarial.

ZELAMOS PELA NOSSA REPUTAÇÃO, ELA É INEGOCIÁVEL

Assumimos o compromisso de atuar com integridade e transparência na condução dos negócios, fortalecendo nossa reputação e garantindo a sustentabilidade da Companhia.

Nosso Propósito

Para a dor, levamos alívio.
Para a mente, tranquilidade.
Para a pele, beleza.
Para o mercado farmacêutico,
levamos inovação.
Para os profissionais da saúde,
informação.
Para os clientes, soluções.
Para a floresta, levamos árvores.
Para a comunidade, inclusão.
Para nossos colaboradores,
oportunidades.
Para a sociedade, mais cultura,
educação e esporte.
Mais possibilidades para o seu
tratamento.
Mais eficácia para quem cuida.
Mais respeito para o meio ambiente.
Mais futuro para as próximas
gerações.
Mais bem-estar para toda a família.
Nossa vocação é levar
saúde e longevidade às pessoas.
E nossa missão é levar
mais vida para você.