Estratégia e Gestão

Planejamento Estratégico

Em 2022, o planejamento estratégico do Aché foi atualizado, de modo a capturar as principais tendências e oportunidades e identificar potenciais disrupções no ecossistema de saúde que possam impactar o negócio, considerando as análises dos cenários interno e externo. Nossos direcionadores estratégicos foram estabelecidos para reforçar a atuação da Companhia em um modelo de gestão estruturado sob o olhar transversal ESG. Mantivemos o objetivo de assegurar a posição competitiva da Companhia e a perenidade do modelo de negócio, fortalecendo e ampliando a atuação no segmento da saúde.

Direcionadores Estratégicos

Liderança no receituário

Liderança na
inovação

Relevância frente aos clientes

Eficiência operacional

Maximização dos ativos

Transformação Digital e Evolução Cultural

Estratégia de sustentabilidade

GRI 3-1 | 3-2 | 3-3

Materialidade

GRI 3-1 | 3-2 | 3-3

Temos a convicção de que a perenidade do Aché está conectada à nossa estratégia de sustentabilidade, que orienta as decisões de negócio. Assim, revisamos nossa matriz de materialidade para garantir que questões ambientais, sociais e de governança relevantes permaneçam devidamente mapeadas, refletindo expectativas de stakeholders, tendências, riscos e oportunidades.

Para identificar tais questões, capturamos aspectos da cultura organizacional, estratégia e visão de negócio por meio de entrevistas com acionistas e o Conselho de Administração, além de pesquisas com a diretoria e públicos de relacionamento internos e externos. Foram coletadas impressões de mais de dois mil stakeholders, entre colaboradores, médicos, pontos de venda, fornecedores, consumidores, terceiros, clínicas e hospitais, distribuidores, jornalistas, organizações do setor público, associações de classe e outros públicos.

A consolidação dos temas materiais foi realizada a partir do cruzamento das informações, considerando a visão dos stakeholders e a visão interna da Companhia, abrangendo os focos prioritários de diferentes públicos.

Com essa identificação e consolidação, chegamos aos 14 temas materiais para o Aché:

1. Qualidade e Segurança de Produtos
2. Privacidade de Dados
3. Saúde e Segurança Ocupacional
4. Atração e Retenção de Talentos
5. Diversidade, Equidade e Inclusão
6. Direitos Humanos
7. Gestão de Resíduos
8. Ética
9. Biodiversidade
10. Acesso à Saúde
11. Mudanças Climáticas
12. Cadeia de Fornecedores
13. Ecoeficiência
14. Gestão de Riscos

Temas Materiais e ODS Prioritários

O modelo de negócio e propósito do Aché têm uma conexão intrínseca com a sustentabilidade, pois os produtos que desenvolvemos ajudam a promover a saúde e bem-estar de milhões de pessoas. Entendemos e assumimos nossa responsabilidade.
Por isso, consolidamos ao longo dos anos uma cultura corporativa baseada no desenvolvimento de negócios competitivos, com sólidos resultados econômicos, e que, ao mesmo tempo, identifiquem, neutralizem ou mitiguem seus impactos socioambientais.

Em 2021, avançamos na nossa jornada de sustentabilidade ao realizarmos um amplo diagnóstico em toda a organização, usando como base critérios reconhecidos com o objetivo de mapear nossa maturidade e oportunidades de melhoria em temas ambientais, sociais e de governança. Seguindo os resultados da avaliação, modificamos a estrutura de gestão da sustentabilidade do Aché, que passou a contar com um Comitê Executivo de Pessoas e ESG. Foi estruturada, também, uma Gerência de Sustentabilidade.

A partir do diagnóstico, da nova matriz de materialidade e do propósito organizacional, desenvolvemos, em 2022, nossa estratégia de sustentabilidade, composta por temas materiais e por direcionadores, incluindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Foram definidos como ODS prioritários para o Aché:

FRENTES DE ATUAÇÃO ESG ACHÉ

Compromissos

GRI 3-3

Estruturamos a agenda 2030, que estabelece os compromissos de curto, médio e longo prazos. Nosso objetivo é contribuir continuamente para a solução de desafios globais, atuando localmente, e utilizando o modelo de negócios do Aché. Critérios, indicadores e linha de base serão estabelecidos ao longo de 2023.

A agenda de compromissos de curto, médio, e longo prazos, contempla os seguintes objetivos:

• Zerar o envio de resíduos industriais para aterro;

• 100% da energia elétrica oriunda de base renovável;

• Implementar e certificar sistemas de gestão ambiental, energia, saúde e segurança ocupacional em todas as unidades industriais;

• Alcançar a neutralidade climática;

• Proteger a biodiversidade brasileira;

• Melhorar nossa ecoeficiência operacional: recursos hídricos e embalagens;

• Ter um ambiente com diversidade, equidade e inclusão: compromissos para PCDs, 50+, Etnia, Gênero, Equidade Salarial, LGBTQIA+;

• Promover a transparência junto a stakeholders: estruturação e divulgação de KPIs de temas materiais; e

• Influenciar e monitorar a cadeia de fornecedores: critérios ESG como parte dos processos de homologação, contratação, monitoramento e gestão da consequência.

Em 2022, realizamos a segunda emissão de debêntures simples atrelada a metas de sustentabilidade, caracterizada como Sustainability-Linked Bonds Principles (SLBP) criados pela International Capital Market Association (ICMA) em junho de 2020. A debênture reforça a transparência e responsabilidade da Companhia perante os investidores e demais públicos de relacionamento. O compromisso com iniciativas ESG relevantes e confiáveis contribui para as decisões de alocação de capital, formando uma cadeia de apoio e fortalecimento do mercado com a sustentabilidade. Nos próximos capítulos desse relatório, você poderá verificar nossos principais resultados e compreender a correlação entre a estratégia e a Jornada ESG do Aché.

Ampliação da presença

Em 2022, o Aché criou a Unidade Biosintética Prescrição. Esta nova Unidade de Negócios surge em resposta à identificação da oportunidade de maximizar nossa presença no mercado, levando opções terapêuticas, seguras, eficazes e de qualidade, em diversas especialidades, para médicos, pacientes e pontos de venda em todo o Brasil.

Oportunidades para a Geração Aché

Com a criação da Unidade Biosintética Prescrição, a Companhia gerou 279 vagas. Quase 50% dessas vagas foram ocupadas por colaboradores promovidos e movimentados internamente.

Inovação e Biodiversidade

GRI 2-6 | 3-3

A inovação é um direcionador estratégico do Aché. É um dos principais propulsores do negócio, embasada na cultura e demonstrada em produtos, serviços e processos, contribuindo para a perenidade da Companhia. Inovar para estar sempre à frente é um dos atributos do nosso Jeito de Ser. O Aché investiu mais de R$ 276 milhões em inovação com foco total na execução dos projetos.

Entre os principais investimentos estão:

Pipeline com 266 projetos em desenvolvimento;

• Inovação Radical com 12 projetos, sendo oito deles advindos da biodiversidade brasileira; e

• Avanços importantes em estudos clínicos com a finalização de 36 estudos.

QUALIDADE E SEGURANÇA NOS ENSAIOS CLÍNICOS

No ano de 2022, estudos clínicos da Companhia foram realizados no Brasil. O Aché mantém sua postura responsável e ética, em conformidade total às Boas Práticas Clínicas (BPC), garantindo estrita observância aos protocolos dos estudos que são devidamente aprovados pelos Comitês de Ética em Pesquisa acreditados pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), designando monitores de pesquisa que supervisionam o andamento de cada estudo clínico, garantindo que seja conduzido de acordo com o protocolo de estudo, com os procedimentos operacionais padrão do Aché e do centro de pesquisa, com as BPC e demais exigências regulatórias aplicáveis. Durante as visitas de monitoria, os monitores têm como objetivo garantir a integridade dos dados clínicos e a proteção dos direitos e o bem-estar dos participantes da pesquisa. 

As equipes de farmacovigilância e médica do Aché e dos centros de pesquisa avaliam todos os eventos adversos (qualquer ocorrência médica desfavorável, que possa ocorrer durante o estudo, mas que não possui, necessariamente, relação causal com o tratamento) observados pelos profissionais da saúde ou relatados espontaneamente pelos participantes da pesquisa. A equipe de farmacovigilância do Aché acompanha qualquer sinal que possa levar a um alerta ou risco envolvendo a segurança dos participantes, com o objetivo de garantir o seu bem-estar. A Companhia proporciona  assistência imediata e integral, caso necessário.

Inovação Incremental

A frente de inovação incremental utiliza tecnologia farmacêutica aplicada em moléculas existentes, com o intuito de criar novos produtos voltados às necessidades não atendidas dos médicos prescritores e pacientes. Em 2022 inauguramos o Innovatech Lab, um laboratório dedicado à pesquisa e desenvolvimento de novas plataformas tecnológicas que permitirão ao Aché criar produtos inovadores no Brasil e no mundo, contando com a parceria de centros de pesquisa e universidades.

O InSPIre Lab (In Silico Prediction, Information & Research Lab), inaugurado em 2020, tem o objetivo de analisar dados em larga escala (Big data) e inteligência artificial (IA), de modo a enriquecer a ideação de novos produtos a serem desenvolvidos internamente e de buscar produtos inovadores em todo o mundo, que serão trazidos ao Aché por meio de parcerias estratégicas, além de construir ferramentas que possibilitem agilizar o processo de inovação. 

Para garantir agilidade e acessibilidade na inovação e renovação de seu portfólio, o Aché conta com robusta infraestrutura de processos e plataformas tecnológicas e equipes especializadas que atuam na inovação incremental e radical da Companhia.

Inovação Radical

Atualmente, a Companhia está desenvolvendo projetos de inovação radical, relacionados também à biodiversidade brasileira. Para descobrir e desenvolver medicamentos inovadores a partir de fontes naturais, em especial, de nossos biomas, os projetos da plataforma Bioprospera® são destaques em inovação no Aché. A plataforma foi estruturada para ser sustentável, seguindo os princípios ESG, ao entregar soluções terapêuticas para levar mais vida às pessoas e desenvolvimento social, criando valor a partir da biodiversidade.

Desde 2021 o Aché faz parte de um programa de prospecção na região da Amazônia. Em 2022, o programa foi expandido para identificar potenciais projetos em todos os biomas brasileiros. Os frutos desta prospecção possibilitarão, em 2023, o avanço no desenvolvimento das tecnologias amazônicas selecionadas, entre o Aché e startups. O desdobramento desta iniciativa foi a seleção de nove tecnologias com potencial para futuras parcerias.

O Laboratório de Design e Síntese Molecular desenvolve soluções terapêuticas por meio da pesquisa de novas moléculas que possam revolucionar os tratamentos. Desde 2015, já foram sintetizadas milhares de moléculas para os diferentes projetos da Companhia.

O Aché firmou parcerias importantes, como o projeto com a Phytobios e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), onde encontra-se o acelerador de partículas de 4ª geração (Sirius), um dos mais avançados do mundo e de extrema importância para a caracterização de moléculas naturais bioativas.

Referência na inovação farmacêutica, a Companhia conquistou, pelo 8º ano consecutivo, o 1º lugar na categoria Farmacêuticas e Ciências da Vida no prêmio Valor Inovação Brasil 2022, que avalia as práticas de inovação de empresas que atuam no Brasil em diferentes setores.

Para estimular a prospecção de parcerias com empresas inovadoras, o Aché possui um hub de startups que desenvolvem  projetos focados em solucionar desafios do segmento farmacêutico.

Mantivemos parcerias com universidades públicas e privadas para o desenvolvimento de projetos de inovação.

Universidades públicas:

• FMABC – Faculdade de Medicina do ABC
• Unicamp – Universidade Estadual de Campinas
• USP – Universidade de São Paulo
• Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
• LNBio – Laboratório Nacional de Biociências
• Unifesp – Escola Paulista de Medicina
• Unesp Botucatu – Universidade Estadual Paulista
• Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP

Instituições ligadas a universidades privadas:

• Universidade São Francisco em Bragança Paulista
• Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein

Transformação Digital

GRI 2-6 | 3-3

Por meio da transformação digital, o Aché tem avançado de forma consistente em seus esforços para se tornar cada vez mais relevante aos clientes e outros públicos de relacionamento, obtendo êxito na execução de sua estratégia. No último ano, investimos R$ 157,5 milhões em projetos de transformação digital e tecnologia da informação. Além de investimentos voltados à frente digital e modernização do nosso parque tecnológico, a empresa evoluiu na jornada em computação na nuvem, segurança cibernética e em sua estrutura de dados, abrindo espaço para a consolidação de uma estrutura de analytics.

Junto a estas iniciativas e, em linha com o direcionador Liderança na Inovação, consolidamos o programa de inovação aberta, que busca estabelecer uma aproximação com empreendedores, com o objetivo de avaliar e internalizar soluções de mercado que possam resolver desafios operacionais e alavancar novos negócios na Companhia.

Outro importante marco foi a criação da equipe de produtos digitais focada em desenvolver soluções para nossos colaboradores, pacientes, médicos e pontos de venda. Exemplos do uso destes produtos são a aceleração do recrutamento dos participantes e a melhor condução dos estudos clínicos. Outro exemplo é a adoção do sistema e-TMF na área de desenvolvimento clínico, que garante a segurança da documentação gerada nos estudos e traz a rastreabilidade das informações.

O uso de plataformas digitais para o relacionamento entre profissionais da saúde e pacientes tem se expandido e exerceu influência direta na comunicação científica com esses profissionais. O Aché tem diversificado essa forma de comunicação por meio do uso de podcasts, vídeo aulas, pocket vídeos, materiais híbridos, bem como o uso, quando possível, de redes sociais para a divulgação de produtos e ações de comunicação com o público.

Internamente, a Companhia dispõe de canais de comunicação digital para se manter próxima aos colaboradores, disseminar a cultura Aché, publicar informações relevantes sobre a estratégia da Companhia, capacitar em temas regulados pelas políticas corporativas e promover o engajamento de todos para o cumprimento do propósito de levar mais vida às pessoas.

Excelência em Gestão

GRI 2-6

O ano de 2022 foi marcado por grandes desafios relacionados ao contexto macroeconômico de inflação, juros altos, incertezas típicas de um ano eleitoral e instabilidade nos custos de produção. Soma-se a estes fatores, a continuidade dos surtos de Covid, gripe e outras doenças respiratórias, que gerou alta demanda e o desafio de atendimento, em função do gargalo no abastecimento dos insumos farmacêuticos e excipientes. Ainda assim, a resiliência do mercado farmacêutico resultou em um crescimento de 17,1%, na demanda PPP no Canal Retail, um pouco acima do mercado, em relação a 2021, conforme os dados divulgados pela IQVIA*.

Alinhado às tendências de mercado, o Aché explorou fatores positivos que tiveram forte influência no último ano, como o aumento de demanda por produtos respiratórios, a adesão à telemedicina e a compra de medicamentos via e-commerce para promover o acesso à saúde.

Divisão Prescrição – Unidade de Negócio Prescrição

A Unidade Prescrição tem expressiva participação no desempenho da Companhia, respondendo por mais de 70% do faturamento total. Em 2022, o segmento de doenças respiratórias, apresentou evolução de 21,9% e contribuiu com o crescimento de 21,7% da receita líquida da unidade em comparação a 2021. Os lançamentos Edistride e Klev, na franquia Cardiometabolismo, Andrum na Oftalmologia, e Preten na Osteomuscular tiveram relevante contribuição na receita de novos produtos.

O trabalho dos times que atuam na força de vendas, produtividade, marketing e demais áreas que formam o ciclo de colocação de um produto no mercado contribuiu para o sucesso alcançado, por meio de estratégias implementadas em serviços, soluções, treinamentos, educação médica virtual e ferramentas de promoção on-line que alavancaram nossa performance nesse último ano.

Em 2022, o Aché recebeu 14 lupas, que reconhecem as melhores campanhas e profissionais de marketing da Indústria farmacêutica.

Ampliamos a disponibilização de conteúdo para médicos no portal Aché.doc, por meio de aulas e informações científicas. Realizamos mais de 250 webinars, estruturamos o WhatsApp Visit e a vitrine de amostras. Essas inovações estreitam o relacionamento entre propagandistas e médicos.

Divisão Prescrição – Unidade de Negócios Institucional e Cuidados Especiais

A Unidade Institucional e Cuidados Especiais atua com terapias de alta complexidade nas áreas de Oncologia, Hematologia e Cuidados Críticos e comercializa todo o portfólio Aché para os clientes institucionais público e privado, como hospitais, clínicas e órgãos públicos (Ministério de Saúde, secretarias estaduais e prefeituras). Essa demanda aumentou consistentemente nos últimos dois anos, devido aos lançamentos de produtos e aos esforços realizados pelo Aché para o pronto atendimento às novas demandas hospitalares. Em 2022, a unidade apresentou crescimento de 28,6% na receita líquida, impulsionado pelo lançamento dos produtos Volare, Lessav e Capzat.

A ampliação das equipes de Demanda, Acesso e Vendas Institucionais foi fundamental para expandir a comercialização dos produtos e contribuir com a saúde pública e o bem-estar da sociedade.

O Aché obteve a aprovação da indicação em bula do medicamento Decadron para tratamento da Covid-19. O tratamento é indicado para pacientes com quadros graves ou críticos da doença.

A aprovação da Anvisa se baseou nas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) publicadas no documento Therapeutics and COVID-19: living guideline e nas manifestações de autoridades reguladoras estrangeiras equivalentes,  em especial, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês).

Divisão Consumer Health

A Divisão Consumer Health é composta pela área de Trade Marketing e por três unidades de negócios: Medicamentos Isentos de Prescrição (MIP), Genéricos e Dermatologia. Juntas, estas unidades representam 22% da receita líquida total do Aché. No ano de 2022, a Divisão Consumer Health cresceu 23,5% em demanda PPP.

Neste ano, em que prevaleceram as doenças respiratórias e surtos de gripes e resfriados, o Aché cumpriu seu papel de levar mais vida às pessoas, com soluções como Decongex, que quase dobrou de tamanho, alcançando R$ 337 milhões em demanda PPP, se consolidando como a 7ª maior marca do mercado brasileiro de MIP.

Movidos pelo direcionador da nossa estratégia, Relevância Frente aos Clienteslançamos o PEAS, que é o Programa de Excelência no Atendimento ao Shopper de Medicamentos de Prescrição. Por meio de dados de diversas pesquisas e indicadores de performance, apoiamos o varejo a posicionar adequadamente seu atendimento no balcão e assim conquistar a fidelidade dos seus clientes.

Divisão Consumer Health – Unidade de Negócio MIP

Nesse ano, MIP ganhou market share, devido às demandas das categorias de gripes e resfriados, crescendo 61% em comparação a 2021.

Otimizamos o mix promocional entre mídia, médico e trade marketing, com atuação 360º nos três canais, e executamos a estratégia de aceleração das grandes marcas. Impulsionamos o conhecimento das marcas por meio da mídia de massa impactando milhões de pessoas no ano.

Unidade Genéricos

Ao manter a consistência na estratégia, alcançamos 3,4% de market share, ocupando a 9ª posição no mercado.

O ano foi caracterizado por volatilidades na demanda, em função da insegurança na cadeia de abastecimento. Assim, a estratégia de aumentar o foco nas áreas de vendas e demanda trouxe relevante contribuição ao resultado da unidade que, mesmo sofrendo com desafios de previsão e atendimento do volume, entregou mais do que o dobro de margem de contribuição. O resultado também foi apoiado pelo mix de produtos e pela gestão de custos.

Divisão Consumer Health – Unidade de Negócio Dermatologia

Em busca de maximizar o potencial de cada produto, a Unidade Dermatologia passou por mudanças estruturais, em 2022. Os dermomedicamentos passaram a fazer parte da Divisão Prescrição – Unidade Prescrição, com atuação ampliada para outras especialidades além da Dermatologia. A reestruturação da Unidade Dermatologia, possibilitou dar foco total aos Dermocosméticos, que permaneceram na Divisão Consumer Health. Com 12 anos de história, a marca Profuse ganhou notoriedade perante os dermatologistas, ocupando a posição de 5a marca mais prescrita. A partir da reestruturação, Profuse passou a contar com uma equipe de propaganda médica dedicada, que visita dermatologistas especializados em beleza e bem-estar.

Eficiência Operacional

GRI 2-6 | 3-3

Em continuidade ao processo de excelência já estabelecido na Companhia, foram desenvolvidas novas iniciativas de otimização de custos e capacidade produtiva nas áreas operacionais. O investimento em instalações fabris, incluindo a planta de Pernambuco, a planta piloto, a modernização dos parques fabris, a aquisição de novos equipamentos e melhorias de layout de áreas operacionais, totalizou R$ 255,5 milhões.

Estruturamos os planos de manutenção das plantas por meio de rotinas de inspeções e manutenções preventivas. Para isso, foram formados grupos de melhoria e realizadas capacitações de mais de 300 colaboradores nos conceitos de Yellow Belt Lean Six Sigma. As plataformas digitais auxiliaram no aprimoramento da área de manutenção. Por meio da plataforma Centerline, foram obtidos dados para a manutenção preditiva e eficiência dos equipamentos e maquinários na produção dos medicamentos.

Nossas fábricas são estruturadas para alcançar a excelência na execução e serem ágeis na disponibilidade e entrega de produtos, eliminando perdas e aumentando a performance e produção. Com esse intuito, produzimos 266 milhões de unidades nesse último ano.

Na fábrica de Pernambuco, houve recorde mensal de 12,5 milhões de unidades produzidas, enquanto na linha de produção de medicamentos relacionados a gripes e resfriados, o medicamento Decongex alcançou o marco de mais de 1 milhão de unidades produzidas em um único mês. A capacidade instalada total do Aché, considerando suas cinco plantas, é de 626 milhões de unidades.

Finalizamos a fase II da Planta de Pernambuco com a construção do prédio de Fabricação de Sólidos e Laboratório de Controle de Qualidade, dando início à produção de medicamentos.

O abastecimento das etapas produtivas da fábrica de Pernambuco foi otimizado ao longo do ano. Para isso, foram utilizados os Automated Guided Vehicle (AGVs), veículos inteligentes que fazem as movimentações das cargas dentro da fábrica sem necessidade de controle humano, e os “transelevadores”, que atuam em todas a movimentações dentro do armazém vertical, estocando os produtos de acordo com os parâmetros sistêmicos e de boas práticas de fabricação.

Um dos propulsores dos progressos operacionais mencionados é o Programa de Excelência Operacional (PEO), implementado na Companhia desde 2015 e que utiliza a metodologia TPM (Total Performance Management) para dar o suporte necessário às áreas de operações. Em 2022, o PEO proporcionou redução de até R$ 9,2 milhões de custos. Por meio do programa, foram estabelecidas rotinas de gestão, projetos de melhoria e agilidade na área de qualidade, e a implantação do pilar de Educação & Treinamento, apoiando a capacitação dos colaboradores nos temas de qualidade e eficiência operacional. O PEO tem evoluído cada vez mais na Companhia, reforçando a cultura de melhoria contínua, disciplina e agilidade.

As equipes das cinco plantas industriais buscaram o desenvolvimento e treinamento dos colaboradores para ampliar a eficiência e reduzir desperdícios. O resultado foi o aumento da eficiência operacional, além de reduzir a destinação de resíduos orgânicos para aterro, diminuir o desperdício de paletes das plantas e melhorar nosso impacto em consumo de energia. A planta industrial de Guarulhos (SP), que já é certificada na ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental) e ISO 45001 (Sistema de Gestão de Saúde e Segurança), recebeu em 2022 a certificação ISO 50001, fruto dos investimentos para gestão eficiente de energia.

A certificação incentivou a padronização das métricas e objetivos relacionados à energia, permitindo uma visão consciente da utilização deste recurso.

Qualidade e Segurança dos Produtos

GRI 2-6 | 3-3 | 416-1

Cumprindo o propósito de levar mais vida às pessoas, por meio de produtos com qualidade, eficácia e segurança, o Aché realiza testes de qualidade em 100% de seu portfólio. As avaliações ocorrem em conformidade com as normas nacionais e internacionais.

O Sistema de Qualidade do Aché segue critérios e padrões internacionais rigorosos. Nos últimos anos, foi realizada uma reformulação da estrutura de qualidade da Companhia com o objetivo de aumentar a produtividade, o que repercutiu no avanço da excelência operacional e em maior foco técnico para tratamento das demandas. A cinco fábricas mantiveram-se coesas em gestão e processos, alinhadas às boas práticas de fabricação e de laboratório.

Nossa Central de Atendimento a Clientes –CAC, que concentra o recebimento de todos os chamados relacionados aos produtos Aché e os distribui às áreas responsáveis, atua também junto à área de Farmacovigilância, que avalia e monitora os dados de segurança informados por profissionais de saúde e consumidores. Periodicamente, esses relatos são reportados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, conforme legislação vigente. O monitoramento de possíveis eventos adversos após a comercialização de nossos produtos é realizado de forma contínua, assegurando que possíveis riscos decorrentes do uso sejam mitigados.

Disponibilizamos um canal de informações médicas exclusivo aos profissionais da saúde, via WhatsApp, integrado ao nosso sistema Sales Force, que dissemina informações de qualidade a este público.

Ambiente Regulatório

GRI 2-6

Agimos com respeito e conformidade à legislação e órgãos reguladores do setor, atuando conjuntamente para alcançar um nível elevado de qualidade e segurança. Dialogamos e firmamos parcerias para o fortalecimento de uma indústria nacional inovadora.

Em 2022, a Anvisa aprovou um novo marco para o registro de medicamentos novos e inovadores por meio da RDC 753/2022 e da Instrução Normativa 184/2022, o que possibilitará maior acesso da população a novos medicamentos, de forma ágil.

Desempenho Financeiro

GRI 2-6 | 201-1

O Aché apresentou crescimento superior a 23% em 2022, com uma receita líquida de R$ 4,97 bilhões, ressaltando a assertividade do Planejamento Estratégico e a perenidade do negócio. O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) atingiu R$ 1,41 bilhão, 35,3% acima do apresentado em 2021. A margem EBITDA foi de 28,5% em 2022 frente a 26% em 2021.

O lucro líquido de 2022 foi de R$ 1,05 bilhão, apresentando um aumento de 62,4% quando comparado ao  mesmo período do ano anterior, refletido, principalmente, pelo aumento da receita líquida de 23,6%, aumento da margem bruta e redução da carga tributária.

O valor econômico adicionado (indicador da riqueza agregada à sociedade pela Companhia em sua atividade econômica) totalizou R$ 2.915,4 milhões.

PRINCIPAIS INDICADORES FINANCEIROS – CONSOLIDADOS

Note: Numerical data are in portuguese.

RESULTADO CONSOLIDADO

Note: Numerical data are in portuguese.

Receita Líquida

No ano de 2022, a Receita Líquida da Companhia apresentou evolução de 23,6% em relação ao ano anterior, refletida pela performance positiva em todas as unidades de negócio, com destaque para os itens Respiratórios e de Sistema Nervoso Central da Unidade Prescrição, os lançamentos da Unidade Cuidados Especiais e a evolução da Unidade Genéricos.

Note: Numerical data are in portuguese.

Lucro Bruto

No ano de 2022 o Lucro Bruto foi de R$ 3.287,3 bilhões, 28,1% superior em relação ao ano anterior, alcançando uma margem de 66,0% sobre a Receita Líquida.

Note: Numerical data are in portuguese.

Despesas com Vendas, Gerais e Administrativas

As despesas com vendas, gerais e administrativas apresentaram um aumento de R$ 306,2 milhões, quando comparado ao mesmo período do ano anterior, principalmente devido ao aumento de gastos com desenvolvimento de novos negócios, despesas promocionais e vendas, inerentes ao crescimento de receita da Companhia.

Note: Numerical data are in portuguese.

EBITDA

O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) atingiu R$ 1.418,1 milhão, representando um aumento de 35,3%  quando comparado ao mesmo período do ano anterior, impactado principalmente pelo aumento da receita líquida de 23,6% e benefício fiscal da subvenção governamental.

Note: Numerical data are in portuguese.

Resultado Financeiro

O resultado financeiro líquido acumulado do exercício totalizou uma despesa de R$ 135,2 milhões, superior em R$ 64,9 milhões quando comparado com o ano anterior, ocacionado, principalmente, pela provisão de juros das debêntures emitidas em agosto de 2022 e pela variação cambial, atenuados por maior receita financeira decorrente da alta da taxa de juros e maior disponibilidade.

Note: Numerical data are in portuguese.

Lucro Líquido

O lucro líquido de 2022 foi de R$ 1.058,4 bilhão, apresentando um aumento de 62,4% quando comparado ao mesmo período do ano anterior, refletido principalmente pelo aumento da receita líquida de 23,6%, aumento da margem bruta e redução da carga tributária.

Note: Numerical data are in portuguese.

Endividamento Líquido

A Companhia encerrou o ano de 2022 com um endividamento líquido de R$ 664,1 milhões. A dívida bruta soma R$ 1.285,6 milhões e possui característica principal de longo prazo.

Note: Numerical data are in portuguese.

A variação do endividamento bruto está substancialmente relacionada à emissão de debêntures em agosto de 2022 no montante de R$ 400 milhões, cujos recursos resultaram em um maior nível de caixa e equivalentes de caixa que serão destinados à gestão ordinária das operações da Companhia.

Índice de Endividamento

A Companhia tem instrumentos de financiamento que devem respeitar limites de endividamento (Covenants). No ano de 2022, a Companhia esteve adimplente com esses compromissos contratuais.

Note: Numerical data are in portuguese.

Demonstração do valor adicionado

O valor adicionado, que é um indicador da riqueza agregada à sociedade pela Companhia em sua atividade econômica, totalizou R$ 2.915,4 bilhões. O demonstrativo completo faz parte das demonstrações financeiras.

Note: Numerical data are in portuguese.

Investimentos em Ativo Imobilizado

No ano de 2022, os investimentos com ativo imobilizado totalizaram R$ 257,0 milhões, dos quais R$ 119,6 milhões foram direcionados à implantação da nova fábrica e ao moderno armazém vertical no Cabo de Santo Agostinho (PE) (R$ 146,6 milhões em 2021).

Dividendos e juros sobre o capital próprio

O Estatuto Social assegura um dividendo mínimo obrigatório correspondente a 25% do lucro líquido de cada exercício, e faculta a distribuição de dividendos com base em balanços semestrais ou intermediários.

Note: Numerical data are in portuguese.

Rating

A manutenção dos Ratings pelas agências Fitch e Standard & Poor´s reflete a forte posição de negócios do Aché com destacada participação no segmento de medicamentos com prescrição e marcas bem-estabelecidas, além da capilaridade de sua grande força de vendas, que lhe proporciona vantagem competitiva. As classificações também incorporam o baixo risco do portfólio de produtos da empresa, que não tem exposição relevante a patentes e licenças, bem como o seu comprometimento com uma estrutura de capital com alavancagem financeira desfavorável, ao mesmo tempo em que gerencia seus planos de crescimento com uma geração de fluxo de caixa livre resiliente.