Relacionamentos
Mais vida para as pessoas

Jornada do Colaborador

GRI 2-29 | 3-3 | 401 | 403 | 404

Nossa jornada do colaborador inclui o compromisso com a comunicação simples e direta, a proximidade e igualdade de tratamento, os programas de saúde integral e de reconhecimento, planos de sucessão e de desenvolvimento, criação de oportunidades e um ciclo de jornada aberto para que a motivação em permanecer na Companhia seja compartilhada com transparência e respeito. 

Em 2022, aprimoramos nossas tecnologias, sistemas e canais de contato tornando mais simples e ágil o diálogo com aqueles que desejam fazer parte da Geração Aché. A prioridade é garantir que cada pessoa seja acolhida, respeitada e valorizada ao se aproximar de nossa empresa e que encontre um ambiente plural, diverso e seguro para se tornar protagonista de sua própria carreira.

No processo de recrutamento e seleção, os atributos de nossa cultura e direcionadores ESG, como Diversidade e Inclusão já são uma realidade e seguem orientando a nossa liderança na gestão das equipes.

A Geração Aché

GRI 2-7 | 401-1

Em dezembro de 2022, mais de 5,5 mil profissionais integravam a Geração Aché, um aumento de 5% em relação a 2021. Ao todo, também contamos com 1.488 colaboradores terceiros em nossas operações.

O Aché possui uma das maiores e mais reconhecidas Forças de Vendas Comercial e Demanda do setor farmacêutico nacional. Nossos profissionais demonstraram, em mais um ano, a competência e o empenho de um time formado por especialistas capazes de se adaptar ao mercado. Formada por propagandistas, consultores e vendedores, o time de força de vendas comercial e demanda leva a marca Aché para todo o território brasileiro e, engajados com as ferramentas digitais, se aproxima dos clientes, principalmente por meio da ferramenta WhatsApp Visit, com divulgação do portfólio da Companhia e disseminação de informações de qualidade.

Atração, Gestão de talentos e Avaliação de Desempenho

GRI 2-29 | 3-3 | 404-3

Trabalhamos para atrair e manter os melhores talentos. O processo de recrutamento e seleção é estruturado para oferecer a melhor experiência ao candidato. A divulgação de vagas e o recrutamento ocorrem com o apoio de inteligência artificial, assegurando integridade, transparência e confiança ao processo. 

As plataformas digitais têm sido importantes meios para a interação, aproximação, comunicação ágil e engajamento da Geração Aché. O Yammer é utilizado para comunicação institucional e funciona como uma rede social corporativa, em um ambiente que possibilita, comentários, curtidas, discussões em salas temáticas e participação em tempo real em endomarketings, lives e outras ações que fortalecem a cultura Aché, a criatividade e a pluralidade de ideias.

O Modelo de Competências Aché é estruturado para desenvolver, manter e valorizar nossos colaboradores, embasando também o SGDI – Sistema de Gestão de Desempenho Individual, sendo aplicado a todos os níveis da estrutura de pessoas.

Este sistema de avaliação é um importante aliado no desenvolvimento pessoal do colaborador, oferecendo clareza de critérios, equidade e feedback no resultado.

Para aproximar o colaborador da liderança executiva e ampliar sua visão de negócio, o Aché mantém o programa Café & Companhia, para encontros periódicos com Presidente ou Diretores e suas equipes. 

Desenvolvimento de pessoas

GRI 2-29 | 404-1 | 404-2

Investimos continuamente em programas e projetos de educação para nossos colaboradores, seja por meio de parcerias educacionais, consultorias, programas de desenvolvimento, treinamentos das forças de vendas ou cursos em formato digital, na plataforma Desenvolve Aché.

A plataforma disponibiliza trilhas de aprendizado para formação e desenvolvimento das habilidades dos colaboradores, cujos conteúdos podem ser acessados a qualquer hora, via computador, tablet ou celular, possibilitando aos profissionais o protagonismo em seu desenvolvimento.

No último ano, totalizamos 318.735 horas de treinamento aos colaboradores.

Com o Programa de Sucessão realizamos o mapeamento das posições-chave de liderança (diretores, gerentes e coordenadores) e identificamos seus possíveis sucessores. O processo ocorre por meio de entrevistas e avaliação de potencial e, a partir disso, o Plano de Desenvolvimento Individual passa a ser executado e acompanhado, de modo a garantir a prontidão no momento da sucessão.

Saúde e Segurança

GRI 3-3 | 403-1

Conduzimos a Gestão em Saúde e Segurança Ocupacional (SSO) de forma integrada, assegurando o cumprimento dos requisitos da norma ISO 45001, das normas regulamentadoras da Portaria 3.214/78 e as instruções técnicas do Corpo de Bombeiros do estado São Paulo. 

A Política do Sistema de Gestão Integrado (SGI), que contempla as áreas de saúde, segurança e meio ambiente, orienta a gestão de SSO e estabelece os processos necessários para diminuir a exposição dos colaboradores a riscos e perigos inerentes ao ambiente de trabalho.  

CONSULTA E PARTICIPAÇÃO DOS COLABORADORES

GRI 403-1 | 403-2 | 403-3 | 403-4 | 403-5 | 403-6

Os processos participativos e de consulta aos nossos colaboradores e prestadores de serviço ocorrem por meio de reuniões, encontros e outros canais de comunicação:

• Reuniões da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA): encontros mensais com a participação de colaboradores, com o intuito de identificar os riscos do processo de trabalho e gerar planos que possibilitam ações preventivas e de tratamento.

• Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT): evento anual com atividades direcionadas à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

• Diálogos de Segurança: encontros realizados pelo menos duas vezes por semana, para prestar orientações e coletar relatos de ocorrências em SSO.

• Campanhas de conscientização e prevenção: realizadas periodicamente e direcionadas a situações de saúde e segurança nas plantas e áreas administrativas, auxiliando nossa cultura preventiva.

• Relatos de incidentes: nos formulários do programa de segurança comportamental De Olho Aberto.

GESTÃO DE RISCOS EM SSO

GRI 403-1 | 403-2 | 403-3 | 403-6 | 403-7

A Companhia tem realizado um trabalho de identificação de riscos relacionados à saúde e segurança dos colaboradores e de pontos críticos prioritários, a partir do Levantamento de Perigos e Danos (LPD). Com esse levantamento, são definidas as probabilidades e gravidades a fim de realizar planos de ações de redução, mitigação e eliminação dos riscos.

Criou-se uma rotina de monitoramento e implementação de ações rigorosas para controlar e mitigar os riscos ocupacionais, mantendo a segurança das operações. Para isso, os colaboradores eleitos na CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) são treinados para realizar o levantamento dos agentes físicos (insalubridade/periculosidade), químicos, biológicos e de acidentes, elaborando o Mapa de Riscos. A partir desse documento, é elaborado o Programa de Gerenciamento de Riscos, conforme a normativa NR-01. 

Os dados de saúde ocupacional dos colaboradores são analisados e estratificados, respeitando os critérios de privacidade e segurança das informações, e são utilizados exclusivamente pela equipe médica do Aché.

TREINAMENTOS EM SAÚDE E SEGURANÇA

GRI 403-5

Os programas de treinamento, orientação e reciclagem em Saúde e Segurança Ocupacional são elaborados e desenvolvidos para colaboradores e prestadores de serviço. Há o monitoramento da Matriz Geral de Treinamentos (MGT) e acompanhamento do cumprimento dessas atividades nas reuniões de desempenho das unidades. Os colaboradores com funções de maior exposição a riscos recebem treinamentos específicos de qualificação e habilitação técnica. Os demais colaboradores realizam treinamentos de segurança comportamental e de atendimento às Normas  regulamentadoras. Para a gestão do tema, é realizado o acompanhamento pela Alta Administração e são realizadas auditorias internas e externas que validam o processo.

Todos os colaboradores são treinados para o preenchimento do Levantamento de Perigos e Danos, seguindo os requisitos da ISO 45001, o que inclui o direito a recusa, caso o colaborador não se sinta seguro para exercer determinada tarefa. 

Adicionalmente, os colaboradores e trabalhadores terceirizados seguem rigorosamente as normas regulamentadoras e exigências legais pertinentes às operações da Companhia.

ACIDENTES E INCIDENTES

GRI 403-9 | 403-10
Por meio do sistema de gestão de segurança do trabalho, são registrados todos os incidentes que possam ocasionar acidentes com lesão e, a partir de um relatório de investigação, é realizada a apresentação ao comitê da CIPA e gestores da empresa. Nos últimos anos, notou-se significativa redução de acidentes com lesões. Em 2022, não ocorreram acidentes fatais e não foram reportadas doenças ocupacionais. Anualmente, o sistema de gestão de SSO passa por uma revisão de metas corporativas de redução de incidentes, fortalecendo o objetivo de zero acidentes.

Diversidade e Inclusão

GRI 3-3 | 405-1 | 405-2 | 406-1

Inspirar pelo talento e pela diversidade faz parte do Jeito de Ser Aché. A fim de avançar na construção de um ambiente ainda mais diverso, em 2022, o Aché realizou seu primeiro Censo de Diversidade, em parceria com consultoria especializada, fase fundamental para a atualização de estratégias, iniciativas e programas que guiarão as premissas de igualdade, equidade e inclusão na Companhia.

O modelo aplicado preservou o anonimato dos respondentes, obtendo 75% de adesão da Geração Aché, índice considerado positivo pelo mercado. O resultado do Censo possibilitou identificar pontos positivos, a exemplo de: mais da metade da nossa força de trabalho é feminina, 87% da Geração Aché acredita que o Novo Jeito de Ser e Fazer da Companhia inclui as demandas de diversidade, equidade e inclusão, 81% acreditam que a organização está comprometida com estes temas e 92% compreendem que sua liderança direta concede a todos da equipe as mesmas oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional, e trata a todos com respeito, independentemente de características pessoais.

Entendemos a diversidade, o respeito, a equidade e a inovação como enriquecedores do ecossistema corporativo. São eles os pilares que propiciam senso de pertencimento e apoiam a construção da cultura que praticamos todos os dias pois, acreditamos em um ambiente Magenta ainda mais plural, diverso e inclusivo. 

O diagnóstico também apontou a necessidade de continuarmos avançando em frentes importantes, como inclusão de pessoas negras e com deficiência, além de maior presença de mulheres na alta liderança, por exemplo. Atualmente, monitoramos indicadores de diversidade para acompanhamento de pessoas com deficiência e colaboradores negros.

No último ano, não foram identificados casos de discriminação no Aché.

Note: Numerical data are in portuguese.

Compromisso com a Cadeia de Valor

GRI 3-3 | 2-29 | 408-1 | 409-1 | 413-1 | 414
Em nossa Jornada ESG, prezamos pela transparência no relacionamento com clientes, consumidores, profissionais da saúde, fornecedores, parceiros de negócios, órgãos reguladores do setor, entidades setoriais e demais públicos com os quais nos relacionamos.

CLIENTES E CONSUMIDORES

GRI 2-29 | 3-3

O Aché busca estreitar continuamente o relacionamento com clientes e consumidores, priorizando suas necessidades e expectativas.

Para garantir que os nossos produtos estejam disponíveis a todos os brasileiros, contamos com uma ampla rede de distribuição, garantindo a presença das marcas Aché em hospitais, clínicas, redes de farmácia e pontos de venda em todo o país.

Desde 1993, instituímos a Central de Atendimento a Clientes (CAC) para oferecer agilidade e segurança no atendimento de reclamações, dúvidas, sugestões e elogios. A central é integrada a outros sistemas, como site, telefone, WhatsApp e redes sociais, procurando, constantemente, atender o consumidor de forma personalizada. No último ano, nossos esforços para a contínua qualidade no atendimento ao consumidor resultaram na redução de 31% dos chamados de reclamações e dúvidas via CAC.

Em 2022, lançamos o Programa de Excelência no Atendimento ao Shopper (PEAS) de Medicamentos, para auxiliar nossos clientes na implementação de estratégias que possam ampliar a satisfação do shopper e proporcionar a melhor experiência de compras no balcão. 

O programa é resultado de uma extensa pesquisa com compradores, balconistas e farmacêuticos, que possibilitou mapear oportunidades da operação, apoiar os varejistas em seu desenvolvimento e na fidelização de clientes ao oferecer um trabalho de consultoria para a definição de estratégias mais resolutivas que atendam às necessidades e expectativas dos clientes nas farmácias, seja no ambiente físico ou digital.

A partir do PEAS, estruturamos um Guia de Atendimento que compila os principais insights e recomendações para que a farmácia execute um atendimento estratégico, visando às preferências do seu cliente e sua fidelização, com uma boa experiência de compra. O Guia será lançado em 2023, para todos os canais.

CUIDADOS PELA VIDA

O Programa de relacionamento Cuidados pela Vida (CPV) alcançou a marca de 21 milhões de cadastros, registrando aumento de mais de 2,7 milhões de pacientes somente em 2022. O Cuidados Pela Vida disponibiliza atendimento 24 horas com enfermeiros e farmacêuticos para orientação adequada de uso de medicamentos e fornece materiais informativos qualificados sobre saúde, bem-estar e beleza. Para potencializar a adesão aos tratamentos prescritos pelos médicos, em especial aqueles de uso contínuo, são oferecidos descontos em medicamentos e na linha Profuse de Dermocosméticos. Além do portal virtual, o CPV Aché oferece suporte personalizado via call center.

LONGEVIDADE PARA TODOS

Em 2022, concretizamos o Projeto Longevidade Aché, que propõe a criação de um novo conceito no cuidado com a saúde  dentro da indústria farmacêutica. Acreditamos na prevenção, na melhoria da qualidade de vida e no tratamento das doenças crônicas, para conquista de uma vida longeva com saúde e autonomia desde o início da vida adulta. Com uma visão holística sobre o envelhecimento da sociedade, pretendemos melhorar a qualidade de vida da população e estimular a adoção de hábitos preventivos e a adesão aos tratamentos de doenças crônicas que permitam um envelhecimento saudável, com disponibilidade de serviços e produtos específicos. Ao mesmo tempo, para o profissional da saúde, levaremos atualizações médico-científicas, serviços e produtos inovadores que possam ajudá-lo a oferecer aos pacientes abordagens tanto preventivas quanto terapêuticas.

O projeto contempla ações direcionadas aos profissionais da saúde para difundir e fomentar o nosso conceito; a participação em projetos de pesquisa relacionados ao tema longevidade; aceleração no desenvolvimento de produtos para tratamento de doenças crônicas e a criação e desenvolvimento de uma linha de produtos nas categorias suplementos alimentares, fitoterápicos e medicamentos específicos. Com a premissa de inovar e construir um novo olhar para a saúde, o projeto dialoga diretamente com o propósito da Companhia de levar mais vida para todos.

Rastreabilidade

A rastreabilidade permite o acompanhamento do percurso dos medicamentos em toda a cadeia produtiva, desde a fabricação até sua chegada ao consumidor final. Em 2022, finalizamos a implementação da rastreabilidade em 100% de nossos produtos, em atendimento à Lei 14.338/2022.

Ainda que a lei não tenha entrado em vigor, o Aché segue o seu compromisso com a sociedade, ao reconhecer a relevância da ferramenta para evitar falsificações, extravios e sonegação fiscal, oferecendo ao consumidor maior segurança quanto à origem do produto.

Acessibilidade

Em 2022, a Companhia adequou 438 embalagens com QR Code, permitindo o acesso a bulas digitais. Com a inclusão do QR Code, o Aché facilita o acesso à saúde e viabiliza a consulta de informações nas bulas para o consumidor, evitando a utilização incorreta dos medicamentos.

Atuando em favor da acessibilidade, além das informações das bulas por meio do QR Code, o site da Companhia possui ferramentas que permitem aumentar ou diminuir as fontes, com opção de contraste, tradução dos textos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e reprodução em áudio de todo o conteúdo. As bulas digitais são disponibilizadas em Libras, áudio e texto.

MÉDICOS

GRI 2-29 | 3-3

Respeitando e reconhecendo a importância da comunidade médica para a saúde e a qualidade de vida das pessoas, o Aché tem fortalecido a parceria com esses profissionais, oferecendo novas formas de interação e de atualização médico-científica. 

Em 2022, o Aché lançou um canal científico no WhatsApp exclusivo para profissionais da saúde. Por lá, é possível obter informações sobre os produtos Aché, de forma ágil, realizar notificações de eventos adversos e também enviar sugestões de novos produtos para o portfólio Aché.

Para disseminar conhecimento médico-científico, contamos também com o Serviço de Informações Médicas (SIM) e disponibilizamos um podcast na plataforma Spotify, com conteúdo voltado à carreira, saúde e qualidade de vida dos médicos.

Nosso site contempla uma área exclusiva para médicos cadastrados, o Aché.doc, onde são disponibilizados conteúdos científicos, casos clínicos, novidades de congressos e videoaulas.

Desde 2021, um outro canal, chamado WhatsApp Visit, possibilita a visitação customizada e adaptada à agenda do profissional.

AGÊNCIAS REGULADORAS E ASSOCIAÇÕES

GRI 2-28 | 2-29

Conscientes de nossa responsabilidade e contribuição para a evolução da indústria farmacêutica e da saúde no Brasil, mantemos um relacionamento ético e transparente com o setor público e as agências reguladoras da nossa indústria, como a Anvisa. A fim de contribuir com pautas farmacêuticas importantes, participamos das seguintes associações setoriais:

COMUNIDADE

GRI 2-29 | 203-1 | 413-1

As decisões sobre investimento social no Aché priorizam levar mais vida para pessoas em situação de vulnerabilidade social, principalmente nas comunidades em que o Aché tem suas operações.

Seguindo o modelo estruturado no ano anterior, em 2022, o Aché publicou dois editais para projetos sociais apoiados por meio de recursos de leis de incentivo fiscal. Os editais se dividiram em duas frentes: uma de apoio a programas culturais e esportivos e, outra, de apoio à saúde em parceria com o Fundo para Infância e Adolescência (FIA) e o Fundo do Idoso. Dando maior governança ao processo, os projetos selecionados foram submetidos ao crivo de um comitê diretivo.

Ampliando ainda mais a transparência no processo, a partir de 2022, o Aché passará a reportar os projetos dentro de seu período de execução, ou seja, cujo impacto foi percebido e aproveitado no ano em curso. Dessa forma, em 2022 o impacto social do Aché foi de R$ 8,6 milhões, com a realização dos projetos selecionados por meio de editais somados aos projetos apoiados com recursos próprios.

Principais Projetos

Projeto Crescer Aprendendo – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante (CEAP): o projeto visa a formação complementar para adolescentes da região da Cidade Ademar (SP). São oferecidos cursos técnicos reconhecidos pelo MEC no contraturno da escola pública. O projeto impactou 150 jovens de 15 a 18 anos de forma direta e 600 familiares de forma indireta na Zona Sul de São Paulo (SP).

Projeto Sentimentos do Olhar – Organização ImageMagica: foram realizadas ações artísticas-humanitárias em hospitais. Ao todo, foram 500 atendimentos no Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSPE); 500 atendimentos no Núcleo de Vigilância Epidemiológica e na UBS Bairro de Lourdes em Anápolis (GO); e 500 atendimentos na Maternidade Jesus, José e Maria em Guarulhos (SP).

Projeto Rede de Núcleos – Instituto Esporte & Educação: oferece sistema completo de atendimento em atividades educacionais regulares e eventos que desenvolvem ações esportivas, culturais, de saúde, protagonismo, cidadania e integração comunitária. Os núcleos são instalados nas escolas municipais Padre Antônio Melo Costa, no bairro da Charneca, e EMEI Pontezinha, no bairro da Pontezinha, regiões de alta vulnerabilidade social. Somados, os dois núcleos mantidos com os recursos do Aché atendem 400 crianças no contraturno escolar.

Projeto Futebol de Rua pela Educação – Instituto Futebol de Rua: o projeto contempla uma metodologia socioeducativa exclusiva, que combina a prática esportiva e a formação humana durante o contraturno escolar. O projeto impactou 156 crianças em Londrina (PR) e Guarulhos (SP).

CADEIA DE FORNECIMENTO

GRI 2-29 | 3-3 | 204-1 | 408-1 | 409-1 | 414-1 | 414-2

A cadeia de suprimentos do Aché é formada por 2.487 fornecedores nacionais e internacionais. Em 2022, o volume de compras foi de R$ 2,6 bilhões. 

Nossa carteira de fornecedores nacionais e internacionais é ampliada constantemente, a fim de vencer o desafio de buscar novas soluções terapêuticas.

Para manter as plantas em contínua operação e sem interrupções provocadas pelos desafios da cadeia logística e de abastecimento, estruturamos um estoque estratégico que visa a mitigação de riscos e garantia de produção.

Fornecedores diretos disponibilizam insumos necessários para os nossos produtos, e fornecedores indiretos oferecem serviços e materiais para investimentos e suporte ao negócio.

A gestão de quase 2.500 fornecedores é baseada no desenvolvimento de relacionamento e parcerias estruturados em um processo de contratação criterioso, com amparo técnico e regulatório, compromisso de atendimento, performance e monitoramento de acordo com as necessidades do negócio, garantindo a integridade e perenidade do portfólio.

A Política de Contratação do Aché estabelece os critérios para seleção, avaliação e monitoramento de fornecedores diretos e indiretos. Para se tornarem parceiros de negócios, é imprescindível que cumpram a legislação vigente, as normas ambientais e de segurança, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e que não façam uso de trabalho infantil ou escravo, ou de práticas vetadas em qualquer nível da legislação brasileira ou internacional aplicável.

O segmento farmacêutico utiliza a tecnologia como um fator disruptivo. Por isso, mantemos parcerias internacionais para desenvolvimento de trabalhos inovadores e de alta complexidade.

Em 2022, novos fornecedores passaram por processos de avaliação dos padrões regulatórios e da Auditoria de Qualidade. Para atender às necessidades dos nossos stakeholders de forma ágil, disruptiva e alinhadas ao planejamento estratégico e iniciativas ESG, realizamos um mapeamento da nossa cadeia de fornecedores e estamos estruturando um novo processo de seleção e homologação e gestão de riscos. Atentos às necessidades de gestão da Cadeia de Fornecedores iniciamos o projeto Procure to Pay (P2P), para implantação de uma plataforma inovadora, transformadora, de fácil adoção que alavancará os processos e gestão das aquisições, gastos e contratos, com previsão de conclusão em 2024.