Somos potência
Para nós, 2023 foi um ano de avaliar, planejar e projetar. De rever nossa história e honrar de onde viemos e como chegamos até aqui. Mas principalmente, de enxergar que dentro de nós existe POTÊNCIA para traçar as rotas de um futuro que nos levará além. Neste relatório, reportamos essa evolução. O que aprendemos e realizamos com a inquietação dos que não têm medo de se desafiar para se superar. De inovar para transformar.
Somos potência Somos Aché
Nossa potência em movimento
2023 marca o início de um novo ciclo para o Aché: cresceremos de forma sustentável, cientes da nossa responsabilidade e impacto, buscando ser referência em cada frente em que atuamos, com operações cada vez mais rentáveis.
Nossas estratégias de curto, médio e longo prazo foram traçadas com base em três grandes objetivos:
Destaques 2023
- Negócios
- Inovação e Tecnologia
- Meio ambiente
- Sociedade
1º LUGAR
do ranking das empresas mais inovadoras do setor “Farmacêutica e Ciências da Vida”, pelo 9º ano consecutivo.
1º LUGAR
na categoria “Indústria Farmacêutica”.
2023 foi o ano de resgatar nossa essência e reconhecer a potência que possuímos para tornar nosso negócio ainda mais ágil, rentável e capaz de responder aos desafios do mundo.
Somos Aché
- Somos uma das 5 maiores empresas farmacêuticas brasileiras.
- Mais de 6 mil colaboradores.
- 5 plantas industriais localizadas em São Paulo (capital), Guarulhos (SP), Londrina (PR), Anápolis (GO) e Cabo de Santo Agostinho (PE).
- Armazém geral e centro de distribuição, Neolog, localizado em Guarulhos (SP).
- 18 paises cobertos pelo acordo de out-licensing: Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Venezuela, Filipinas, Japão, Moçambique, Ucrânia, Vietnã.
- 351 marcas com 906 diferentes apresentações de uso.
- 152 classes terapêuticas.
- 21 especialidades médicas atendidas.
- 50 produtos lançados em 2023.
- 288,5 milhões de unidades produzidas em 2023.
- 292,5 milhões de unidades distribuídas em 2023.
JUNTOS VAMOS ALÉM
Em 2023 investimos em mudanças estruturantes para preparar a empresa e engajar os colaboradores para o início de um novo ciclo de retomada de crescimento.
Nossa cultura foi refletida em práticas e táticas que alinham e mobilizam os colaboradores em direção ao futuro que, juntos, estamos construindo.
- Novos canais e rituais de comunicação interna.
- Mapeamento de sucessão de diretores e seus colaboradores diretos.
- Revisão de políticas e processos.
- Divulgação e transparência para informações e números.
- Formação de uma equipe gerencial equilibrada.
- Revisão de políticas de remuneração para a alta liderança e demais colaboradores.
José Nildo de Oliveira, operador de produção na área de Sólidos da planta Guarulhos.
LiderAché
Um movimento criado para conduzir esse novo ciclo de revitalização do Aché, que atua sobre três pilares: otimização de recursos, geração de receita e engajamento das pessoas.
Ele reforça o processo de evolução cultural que iniciamos em 2022 ao disseminar uma mentalidade de alta performance, focada na entrega de resultados, no pensamento estratégico e na agilidade necessária para contornar obstáculos e fazer com que todos os resultados sejam atingidos.
“Estamos em pleno processo de revitalização da companhia, e isso exige protagonismo e atuação conjunta de todos, contribuindo para o objetivo de retomar a liderança no mercado, sem deixar a nossa essência de cuidar das pessoas e nosso Jeito de Ser e Fazer, engajando-as no propósito de levar mais vida às pessoas.”
Andreia Vitoriano
Diretora de Pessoas e CulturaMais que um direcionamento estratégico, inovar é, desde sempre, uma premissa para a sustentabilidade e o crescimento do Aché.
A DIVERSIDADE DOS NOSSOS PRODUTOS
+ 200 projetos no pipeline da empresa, sendo que 45% deles envolvem a aplicação de tecnologias farmacêuticas para a resolução de necessidades ainda não atendidas de médicos e pacientes.
Diferentes modelos de inovação
- → Desenvolvimento interno.
- → Parcerias e acordos de licenciamento com farmacêuticas internacionais, a exemplo do Vivencia Patch, adesivo transdérmico para tratamento da Doença de Alzheimer, fruto de parceria com uma empresa coreana.
- → Parcerias e acordos para licenciamento e exportação de produtos Aché para países da América Latina, África do Sul, Filipinas e Vietnã.
- → Codescoberta de novos fármacos e tecnologias em conjunto com laboratórios e universidades, a exemplo da colaboração realizada com o LNBio (Laboratório Nacional de Biociências), localizado em Campinas, e de uma parceria com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
“O Aché acredita e investe em inovação com qualidade e segurança como sendo um dos principais pilares estratégicos para o crescimento e a sustentabilidade do negócio.”
Edson Bernes
Diretor de InovaçãoDESTAQUES DE INOVAÇÃO
Bioma Amazônico
Desenvolvimento de produtos a partir da prospecção no bioma amazônico: um para o tratamento de psoríase, outro para doenças metabólicas.
Saúde feminina
Parceria com a empresa norte-americana Celmatix, que atua em saúde feminina, para o desenvolvimento de um fármaco com foco em tratamento de ovários policísticos.
Inovação radical
→ Innovachem Lab: laboratório de design e síntese molecular para pesquisa de novas moléculas.
→ Bioprospera: plataforma de inovação a partir da biodiversidade brasileira, que já resultou no lançamento do anti-inflamatório Acheflan e possui outros projetos em desenvolvimento, voltados para áreas como dermatologia e doenças metabólicas.
“A busca por comprovações de eficácia e segurança, de forma ética e cumprindo todos os requisitos regulatórios e de qualidade, permeia todas as fases dos processos de inovação, pesquisa e desenvolvimento dos nossos produtos.”
Stevin Zung
Diretor Médico-CientíficoA FORÇA DA NOSSA OPERAÇÃO
Unidade Cabo de Santo Agostinho: a caminho da indústria 4.0
- → R$ 800 milhões investidos em sua construção.
- → Capacidade instalada para fabricação de 295 milhões de unidades de produtos de diversas tecnologias.
- → Primeira unidade a fabricar produtos com tecnologia orodispersível. Inéditos no mercado, os medicamentos serão comercializados sob a forma de sachês com conteúdo granulado, utilizados de forma sublingual e, portanto, diretamente absorvidos pela corrente sanguínea.
- → MES (Manufacturing Execution System), software que vai conectar equipamentos aos processos e gerenciar dados de produção.
- → Oito AGVs atuam como empilhadeiras autônomas, com um sequenciamento de tarefas a serem realizadas de forma integrada ao processo produtivo.
- → Armazém vertical automatizado: sistema de Inteligência Artificial que aprende com as movimentações e operações da unidade
“No que diz respeito à excelência operacional, consideramos fundamental buscar continuamente a alta produtividade e o incremento de avanços tecnológicos, porém sem abrir mão da ecoeficiência em cada fase do processo.”
Paulo Quirino
Diretor Executivo de OperaçõesNOSSA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
R$ 29 milhões investidos na área de Transformação Digital em 2023 - valor duas vezes superior ao aportado em 2022.
A área foi criada para dar suporte à revitalização do Aché no que diz respeito às competências necessárias em um contexto mercadológico, social e econômico cada vez mais tecnológico.
“Os avanços tecnológicos e a transformação digital darão suporte à revitalização do Aché. Estamos construindo novas competências, capacidades e soluções que serão muito importantes em um contexto mercadológico, social e econômico cada vez mais digital.”
Rafael Ribeiro
Diretor de Transformação DigitalA área foi criada para dar suporte à revitalização do Aché no que diz respeito às competências necessárias em um contexto mercadológico, social e econômico cada vez mais tecnológico.
Renata Morais, gerente de marketing digital, e Priscila Harumi Shibata, gerente de produtos digitais.
Cuidados Pela Vida
Carro-chefe da transformação digital no Aché, oferece benefícios aos pacientes, como possibilidade de descontos, assinatura de produtos, informações sobre os medicamentos e programa de suporte ao paciente.
- → 15 milhões de consumidores até 2023 - 3,1 milhões somente em 2023.
- → 12 milhões de unidades vendidas.
- → R$ 994 milhões em vendas de produtos.
- → 34 mil drogarias credenciadas com vendas.
A Potência da organização
A transparência, ética e responsabilidade são valores que promovemos no dia a dia e servem como fortalezas para impulsionar a revitalização do nosso negócio.
SUSTENTABILIDADE: O INÍCIO DE UMA JORNADA
Nossa estratégia foi reforçada com a implementação de uma governança de sustentabilidade pautada na criação e efetivação de comitês específicos, como o Comitê de Sustentabilidade, o de Responsabilidade Social e o de Diversidade, Equidade & Inclusão, além do Comitê de Ética e Compliance, previamente existente. A Sustentabilidade também foi incluída como pauta fixa no Comitê Executivo da diretoria e, mensalmente, na agenda do Comitê de Pessoas e ESG vinculado ao Conselho de Administração.
3 temas definidos como prioritários: Gestão Sustentável de Fornecedores, Mudanças Climáticas e Ecoeficiência Operacional, ampliando o olhar para a sustentabilidade de forma transversal em todos os processos e iniciativas da organização.
- → 100% da energia elétrica adquirida em nossas unidades fabris provenientes de fontes renováveis.
- → 25% de toda a água consumida é reutilizada.
- → 3.361 toneladas de resíduos enviados para reciclagem, compostagem ou biodigestor.
“Nossa jornada de sustentabilidade está só começando. Temos desafios, mas também muitas oportunidades pela frente. O relacionamento ético com todos os nossos públicos, a estratégia climática, a gestão da nossa cadeia de fornecimento e a constante busca por operações e processos cada vez mais ecoeficientes são os pilares fundamentais para que a empresa possa crescer de maneira sustentável.”
Fernanda Bardi
Diretora do Jurídico, Compliance e Sustentabilidade.A confiança que estabelecemos junto a nossos diversos públicos ao longo desses 57 anos é uma das nossas principais potências.
SOCIEDADE
Conscientização para a saúde
Desenvolvimento de produtos a partir da prospecção no bioma amazônico: um para o tratamento de psoríase, outro para doenças metabólicas.
Investimento social
Definição de direcionadores de investimento social para projetos ligados à saúde, à educação médica ou de agentes de saúde, ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social e a priorização de projetos nas localidades de nossas plantas.
MÉDICOS: ver potencial onde há desafios
Somos parceiros dos médicos ao longo da jornada de tratamento e cuidado dos pacientes. Entregamos soluções em forma de produtos e construímos estratégias de suporte para que possam alcançar seu máximo potencial como profissionais de saúde.
Educação médica continuada
Lançamos uma área de comunicação científica para o desenvolvimento de conteúdos com o apoio de ferramentas de Inteligência Artificial e de médicos de renome em suas áreas terapêuticas. Consolidamos o uso de WhatsApp e Chatbots para a interação com os profissionais de saúde de forma mais ágil e simples. Hoje, os médicos podem tirar as principais dúvidas sobre os produtos em menos de um minuto por meio da plataforma.
“A parceria do Aché com os médicos vai além da entrega de soluções em forma de produtos, se desdobrando no suporte aos médicos para que se tornem os melhores profissionais de saúde possíveis para seus pacientes.”
Wilson Jr
Diretor Executivo da Divisão PrescriçãoClientes: Aché como um bom parceiro de negócios
Olhar integrado para o cliente aprimora a gestão e potencializa oportunidades. Em 2023, a Diretoria Comercial foi redesenhada agrupando sob uma mesma liderança atividades como Vendas, Trade Marketing, Gestão de Abastecimento, Merchandising, Customer Service, Gestão de Indicadores e Sistemas de Venda, Inteligência de Mercado, Produtividade, Confecção de Metas Comerciais e a própria equipe de vendas.
Colaboradores: a potência da Geração Aché
Incentivamos o desenvolvimento do potencial máximo de cada pessoa.
Diversidade: consideramos as questões de Equidade de Gênero, Pessoas com Deficiência, Raça, LGBTQIA+ e Gerações em nossas escolhas.
Saúde: apoiamos a prática de exercícios físicos e alimentação saudável para promover a qualidade de vida dos nossos colaboradores.
Formação: oferecemos treinamentos, formações e programas de educação continuada, como o Aché Academy, atuando no treinamento e desenvolvimento individual.
Oportunidade: novo ciclo de desenvolvimento de pessoas, com destaque para a alta performance e a meritocracia.
A Potência do nosso futuro
O ano de 2023 foi intenso. Fizemos muito. Aprendemos com os erros, ajustamos rotas e nos reinventamos em busca de uma organização mais ágil, rentável e sustentável, capaz de viabilizar o novo salto de crescimento que desejamos. Temos clareza de onde queremos chegar e do caminho a seguir. Vamos colocar toda a nossa potência em prática para fazer com que o Aché siga cumprindo com o propósito de impactar milhões de pessoas com mais vida.