Vocação para cuidar
e capacidade de gerar valor
Relatório Anual 2020

Mensagem
da presidente GRI 102-14 E 102-15

O ano de 2020 representou para o Aché uma extraordinária oportunidade de aproximar ainda mais suas decisões ao propósito da Companhia: levar mais vida às pessoas onde quer que elas estejam. O significado de nosso propósito foi materializado por meio de estratégias adotadas frente aos desafios do negócio e por ações voltadas ao enfrentamento da pandemia visando, prioritariamente, o cuidado, a saúde e o bem-estar das pessoas.

Com agilidade e determinação criamos um comitê de enfrentamento da pandemia desde o início de fevereiro, com integrantes da liderança do Aché, para tomada de decisões rápidas e assertivas, com o objetivo de oferecer tranquilidade e segurança aos colaboradores e seus familiares em suas casas ou em nossos escritórios e, principalmente, nas nossas fábricas.

Como empresa solidária e cidadã, destinamos R$ 6,5 milhões em doações de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) aos profissionais da saúde, na produção e distribuição de álcool em gel e outras iniciativas direcionadas ao combate à pandemia causada pelo Coronavirus. Além disso, a Companhia apoiou a pesquisa conduzida pela Coalizão Covid Brasil acerca do uso do medicamento Decadron (dexametasona) para tratamento de pacientes hospitalizados em estado grave. A pesquisa resultou na comprovação de que o uso do corticoide é eficaz.

Os 54 anos de trajetória do Aché evidenciaram a grande capacidade da Companhia para reagir diante de um cenário tão adverso. Apesar dos desafios nas atividades econômicas do País e do mundo, a Companhia fez uso de sua solidez, capacidade de inovação e de gestão para atingir uma receita líquida de R$ 3,5 bilhões, um EBITDA de R$ 1,047 bilhão, com margem de 30,1% e alavancagem líquida de 0,59 (dívida líquida sobre EBITDA).

Iniciamos a implantação das iniciativas decorrentes do novo ciclo de Planejamento Estratégico 2020-2025 alicerçado nos direcionadores de crescimento sustentável com aumento de competitividade e potencializando negócios por meio da agilidade em inovação, excelência na execução e transformação digital.

Em 2020 lançamos 46 novos produtos e extensões de linha, seguindo nosso plano de investimento em inovação e ampliando nosso portfólio diversificado.

Foram destinados R$ 104 milhões (10% do EBITDA) para renovação do portfólio e construção de um pipeline diferenciado que conta com 173 projetos em andamento. Ainda como resultado das iniciativas de inovação, a Companhia inaugurou o InSPIRe Lab (In Silico Prediction, Information & Research Lab) sendo um dos precursores no País no uso de algoritmos e inteligência artificial para identificar propriedades de moléculas e inspirar o desenvolvimento de novos produtos, tornando mais ágeis os processos e as tomadas de decisões que sejam estratégicas para a inovação incremental e radical do Aché.

Inauguramos a Intralogística, projeto de consolidação de almoxarifados e movimentações internas, que resultou em maior eficiência nos processos de abastecimento just-in-time da fábrica, gestão de produtos acabados, exportação, logística da pesquisa clínica, logística reversa e centralização dos recebimentos de materiais indiretos. Concluímos a automação logística e o armazém vertical na nova planta de Pernambuco e realizamos a incorporação da Melcon, adquirida em 2019 e que agora se transformou na filial Aché Goiás, com atuação na área de hormônios, o que possibilitará à empresa relevantes ganhos de produtividade operacional.

Contratamos mais de 300 novos colaboradores para a Força de Geração de Demanda, ampliando nossa capacidade de promoção científica junto aos médicos em todo o território brasileiro. Como resultado, a Companhia obteve importantes recordes de receituário médico durante o ano. A transformação digital se fez presente em todas as iniciativas implementadas ao longo do ano, consolidando-se como nosso principal recurso para o diálogo e a interação com nossos públicos de relacionamento.

Reforço meu imenso orgulho de contar com as equipes de nossas fábricas que estiveram em trabalho presencial todos os dias do ano. Aos colegas que atuam em campo e em teletrabalho reafirmo que nunca estivemos tão juntos, mesmo neste ano em que o digital foi nosso principal recurso para o diálogo e a interação.

Agradeço à Geração Aché pelo seu empenho e comprometimento, principalmente durante este período de tamanho desafio, aos clientes e consumidores pela sua preferência, aos fornecedores e parceiros pelo apoio no desenvolvimento de nosso negócio e, em especial, aos nossos acionistas pela confiança e apoio.

Seguimos adiante comprometidos em levar mais vida às pessoas, gerando valor para toda a sociedade.



Vânia Nogueira de Alcantara Machado

Presidente